Era uma tarde de domingo, quando um amigo entrou em contato via mensagem e perguntou “que tal um churrasco na quinta-feira”? Quinta nem é dia de churrasco, de acordo com a cultura popular. Em geral, na segunda-feira em São Paulo se serve “Virado à Paulista”. Quarta e sábado temos feijoada. Terça seria dia de “Bife à Rolê”. Sexta costuma ter algum pescado, mas quinta definitivamente não é dedicada ao churrasco. Talvez uma massinha…
No entanto, me fez pensar: “por que não?” Afinal, quando se almeja liberdade de escolha, ter um trabalho que promova escolher quando você pode realizar uma pausa, o que realmente queremos é isso: definir nossa própria agenda, inclusive qual prato, ou qual atividade vamos realizar, seja individualmente ou com amigos.
No caso dele, trata-se de estar livre nesse dia porque recentemente revelou-me estar desempregado. Conflitos com sua gestão e condições de estresse e pressão fora de sintonia com o que se prega (embora nem mesmo se pratique) fizeram-no optar por sair. Uma decisão corajosa, destaco.
Coragem, primeiro, pela decisão. Depois, por se afastar em tempos relativamente críticos, com mais de 13 milhões igualmente procurando por posições. Ele é qualificado, e muito. Não tardará em se realocar.
Minha sugestão, nestes casos, seria: empreenda, procure algo com sentido, maior propósito que o permita escolher que dia você pode fazer outro churrasco. Afinal, muitos procuram essa liberdade, mas quando a conseguem não sabem o que fazer com isso.
Contudo, sei que a realidade é um pouco mais difícil. Se as pessoas não se prepararam para tal, nem criaram renda passiva que as permitam estar onde quiser, não dá para tomar outra decisão e empreender. Não sem ter algum lastro para se preparar, estudar um mercado, ou até mesmo iniciar algo que se tenha na cabeça. Salvo alguém estivesse com tudo planejado e só faltasse o pontapé para iniciar.
Trabalhar é bom. Com propósito e alegria, melhor ainda. Escolher trabalhar porque gosta e não porque precisa, quase utópico? Não se você tomar controle de sua carreira, tornar-se protagonista de sua vida pessoal e profissional agora mesmo. Seja através de uma certificação técnica em TI ou até mesmo em outra área que atue ou pretenda atuar, ou buscando conhecimento que abra seu leque de opções, você precisa dar o primeiro passo hoje.
Não espere que seu chefe, sua empresa ou alguém dite o caminho. Pois você poderá discordar do caminho que aparecer e, por consequência, iniciar um conflito, cujo ambiente fique insustentável, como o daquele amigo. Antes que isso ocorra, por esse ou vários outros motivos, assuma o volante agora mesmo e dê o primeiro passo. A caminhada pode ser longa, mas começa ao se levantar da cadeira e movimentar as pernas na direção do seu futuro. E aí, qual primeiro passo você vai dar hoje?